Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua

16/08/2017

No dia 19 de agosto é também conhecido como o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua. A data recorda a chacina de moradores de rua, em 2004, na Praça da Sé, região central da capital paulista, quando dez pessoas foram atacadas enquanto dormiam. Das pessoas atacadas, duas morreram na hora, quatro no hospital e outras quatro sobreviveram. Em 22 de agosto, um novo ataque aconteceu, quando cinco desabrigados foram agredidos da mesma maneira que os anteriores e um morreu na hora.

Segundo as investigações, os crimes ocorreram para silenciar os moradores de rua que sabiam do envolvimento de policiais nos esquemas de tráfico de drogas da região. Na época, um segurança particular e seis policiais militares foram denunciados. Três soldados foram presos, mas soltos no mesmo ano por falta de provas. Os episódios ficaram conhecidos como o "Massacre da Sé".
Passados os anos, a violação de direitos e a violência e extermínio da população em situação de rua permanecem gritantes em nossa sociedade. Diante dessa triste realidade, igrejas e movimentos populares se uniram para criar o Fórum Popular do Povo da Rua da Baixada Fluminense. O fórum tem como proposta debater e construir políticas públicas voltadas para a superação da violência e garantia dos direitos dessa população.

O espaço pretende dar maior visibilidade às ações e fortalecer a articulação das entidades que atuam com pessoas em situação de rua na Baixada Fluminense, ao passo que é uma resposta dos movimentos sociais contra o descaso e as arbitrariedades que atingem pessoas que se encontram abandonadas pelas ruas. Outra proposta do fórum é criar um espaço plural voltado para articulação, debate e proposição de políticas públicas específicas para essa população como forma de romper com o histórico de violência e de violação dos direitos humanos que a atinge. Ela sofre, sobretudo, com o desmonte da assistência social e das políticas setoriais voltadas para quem se encontra em situação de extrema vulnerabilidade social no país.

Considerando a relevância e alcance social da proposta, nos sentiríamos honrados com a sua estimada presença como sinal de solidariedade nessa causa que pretende envolver toda a sociedade.
O Centro de Formação de Líderes de Nova Iguaçu, está localizado na Rua Dom Adriano Hipólito, 8, Moquetá, Nova Iguaçu, ao lado do Sesc Nova Iguaçu. Informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 99188-3388 (Cláudio Santos) e (21) 98438-2351 (Roberta Ramos).
0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Mirandela FM

Programação Musical

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Ed Sheeran

Shape Of You

02.

Simone & Simaria Part. Anitta

Loka

03.

Bruno Mars

24k Magic

04.

John Legend

Love Me Now

05.

Gustavo Mioto

Impressionando Os Anjos

Anunciantes